1. Documentation
  2. Documentação em Português
  3. 1. Como Instalar e Atualizar

Como Escolher o Tema Certo

Escolher o tema certo do WooCommerce será certamente muito subjetivo. Como dizem, “A beleza está nos olhos de quem vê”. Mas a aparência é apenas superficial. Abaixo estão algumas dicas a serem consideradas antes de escolher um tema para a sua loja.

Aparência estética ↑ Back to top

Não procure apenas por um tema que ‘parece bom’. O tema precisa ser apropriado. Uma Ferrari parece ótima, mas não é a melhor escolha de carro para ir às lojas fazer compras e voltar.

Leve em consideração o seu público-alvo, sua marca e, o mais importante, os seus produtos. Tente escolher um tema que você sinta que enaltece de alguma forma estes três pontos. Vendendo móveis minimalistas? Procure por um tema com espaços em branco e uma tipografia limpa. Vendendo brinquedos infantis? Procure um tema lúdico e divertido com muitas cores brilhantes… A ideia é essa!

Se o tema que você está considerando afirma que tem integração com o WooCommerce, certifique-se de verificar todas as páginas do WooCommerce. Não se esqueça das páginas como a seção ‘Minha conta’, o carrinho e a página de finalização de compras.

Frequência de lançamentos ↑ Back to top

O WooCommerce e o WordPress lançam atualizações com certa regularidade, incluindo vários ‘grandes’ lançamentos por ano. Em algumas vezes, estas atualizações podem causar erros em temas se eles não tiverem sido testados completamente com as versões betas mais recentes. É sempre válido verificar os registros de mudanças dos temas para visualizar se o desenvolvedor ainda mantém o tema regularmente. Além disso, certifique-se de perguntar se o tema é compatível com a versão mais recente do WordPress e do WooCommerce antes de instalá-lo.

Para ter a certeza de que um tema ‘compatível com WooCommerce’ é realmente compatível com a versão mais recente do WooCommerce, você pode realizar esta verificação rápida. Veja a demonstração do tema e verifique a fonte. No código-fonte, você encontrará uma meta tag generator que especifica qual é a versão do WooCommerce que está ativa. Deve ser parecido com isto:

Verifique se a demonstração está sendo executada em uma versão atual do WooCommerce. Se estiver desatualizado em algumas versões anteriores, pergunte o motivo. Se estiver muito desatualizado, fique atento!

Veja a lista completa (somente em inglês) de Woo temas criados para funcionar com o WooCommerce.

Suporte ↑ Back to top

De vez em quando, quase todos os temas e plugins grandes do WordPress poderão conter bugs. Se você encontrar um bug, saiba que ele será rapidamente corrigido ou que, pelo menos, você será orientado sobre como corrigi-lo se for um bug que você mesmo introduziu.

Se você estiver comprando um tema premium, verifique a política de suporte das lojas de temas. Se estiver usando um tema do WordPress.org, verifique o quão ativo é o fórum de suporte.

Funcionalidade personalizada ↑ Back to top

Outra coisa que você pode verificar é a quantidade de funcionalidade personalizada gerada pelo tema. Alguns autores de temas (os autores da ThemeForest são famosos por isso) agregam grandes quantidades de funcionalidade em seus temas.

Coisas como controles deslizantes personalizados, shortcodes, widgets, gerenciadores de layout e criadores de conteúdo frequentemente são inclusões. Tenha cuidado ao escolher um tema como este. Se decidir alterar o tema em uma data posterior, você perderá todas as funcionalidades personalizadas nas quais você estava contando. Isto pode ser extremamente problemático se a funcionalidade estiver interligada em todo o seu site. Imagine que você está usando um shortcode [controle deslizante] em todas as páginas de seus produtos. Quando alterar o tema, você precisa editar todos os seus produtos para remover instâncias desse shortcode – não parece nada divertido!

Nossa recomendação seria sempre procurar por temas leves e enxutos e, em seguida, inserir funcionalidades adicionais através de plugins e extensões. Desta maneira, ao alterar o tema, a funcionalidade é mantida.

Responsivo ↑ Back to top

Uma última coisa que deve ser considerada ao escolher um tema é verificar se ele é ‘responsivo’. O design responsivo significa simplesmente que foi otimizado para todos os dispositivos, desde smartphones portáteis até computadores de mesa / TVs.

Mais uma vez, isto dependerá do seu público-alvo, mas vale a pena lembrar de que a internet está se diversificando rapidamente e que as pessoas estão usando uma grande quantidade de diferentes dispositivos (smartphones, TVs, micro-ondas e tudo o que você imaginar) para navegar. E certamente que você deseja sempre oferecer uma ótima experiência a todos os seus clientes!

Confira nossa lista completa de temas responsivos (somente em inglês)!

WooCommerce - the most customizable eCommerce platform for building your online business.

  • 30 day money back guarantee
  • Support teams across the world
  • Safe & Secure online payment