1. Documentation
  2. Documentação em Português
  3. 3. Configurar Produtos

Como gerenciar Categorias, Tags e Atributos de Produtos

Categorias de produtos ↑ Back to top

As categorias de produtos são a principal maneira de agrupar produtos com características similares. Você também pode adicionar subcategorias, se desejar.

Por exemplo, se vende roupas, você pode ter “camisetas”, “moletons” e “calças” como categorias.

Como adicionar/editar as categorias de produtos ↑ Back to top

As categorias são gerenciadas na tela Produtos > Categorias.

Similar as categorias em seus posts no WordPress, você pode adicionar, excluir, e editar as categorias de produtos.

  • Adicione um Nome.
  • Adicione um Slug (opcional); este é o nome na versão amigável do URL.
  • Escolha um Ascendente se esta for uma subcategoria.
  • Insira uma Descrição (opcional); alguns temas exibem isto.
  • Escolha o Tipo de exibição. Decida o que é exibido na página de conversão da categoria. “Padrão” usa o padrão do seu tema. “Subcategorias” exibirá somente as subcategorias. “Produtos” exibe somente os produtos. “Ambos” exibirá as subcategorias e os produtos abaixo delas.
  • Upload/Adicionar imagem (opcional); Alguns temas têm páginas nas quais as imagens da categoria do produto são exibidas, portanto, esta é uma boa ideia.

O tema Storefront, por padrão, exibe as imagens da categoria do produto no modelo da página inicial.

As categorias também podem ser reordenadas ao arrastar e soltar – esta ordem é usada por padrão no site sempre que as categorias forem listadas. Isto inclui os widgets e as visualizações de categoria/subcategoria nas páginas do produto.

Desde o WooCommerce 3.3, existirá uma categoria padrão. Cada produto deve ser atribuído a uma categoria, para que a categoria padrão seja atribuída automaticamente se o produto não estiver atribuído a nenhuma outra categoria. Por padrão, esta categoria será denominada “Sem categoria” e não poderá ser excluída. No entanto, você pode renomear a categoria. Você também pode alternar a categoria padrão usando as ações da linha abaixo do nome da categoria e, em seguida, a categoria “Sem categoria” pode ser excluída, pois não é mais a categoria padrão.

Ao adicionar um novo produto em Produtos > Adicionar novo, você pode selecionar esta nova categoria de produto na lista.

Como alternativa, você pode ir diretamente para Produtos > Adicionar novo e selecionar Adicionar nova categoria.

A taxonomia é product_cat. E o recurso de filtro se torna habilitado para AJAX para uso mais amigável quando houver 100 categorias.

Tags de produtos ↑ Back to top

O que são as tags de produtos? ↑ Back to top

As tags de produtos são outra maneira de relacionar os produtos entre eles, próximo às categorias de produtos. Ao contrário das categorias, não há hierarquia nas tags; então não existe “subtags.”

Por exemplo, se você vende roupas e tem muitas estampas de gatos, pode criar uma tag para “gato.” Então, adicionar esta tag ao menu ou à barra lateral para que os amantes de gatos possam encontrar facilmente todas as camisetas, moletons e calças com estampas de gatos.

Como adicionar/editar tags de produtos ↑ Back to top

As tags podem ser adicionadas de maneira similar a adicionar de categorias de produtos e funcionam exatamente da mesma maneira que as tags de posts. Veja o Codex do WordPress.org para mais informações.

A taxonomia é product_tag.

Atributos do produto ↑ Back to top

O que são os atributos do produto? ↑ Back to top

Uma terceira e importante maneira de agrupar os produtos é usar atributos. Existem dois usos deste tipo de dados que são importantes para o WooCommerce:

  • O primeiro é através de Widgets do WooCommerce. “Filtrar produtos por atributo” permite selecionar um atributo específico. Se você adicionar este widget à barra lateral, os clientes poderão filtrar os produtos em sua loja com base no atributo.
  • O segundo é através de produtos variáveis. Para criar um produto variável, primeiro é necessário definir um atributo para o produto. Estes atributos podem ser usados ​​para fazer uma distinção entre diferentes variações. Mais informações em: Produtos variáveis.

Por exemplo, se você estiver vendendo roupas, dois atributos lógicos são “cor” e “tamanho”, para que as pessoas possam pesquisar nas categorias por uma cor que combine ao seu estilo e tipo e roupas disponíveis no seu tamanho.

Como adicionar/editar os atributos do produto ↑ Back to top

Definir atributos globais

Vá para Produtos > Atributos para adicionar, editar e excluir atributos.

Aqui você pode adicionar facilmente e de maneira rápida os atributos e seus termos.

  • Adicione um Nome.
  • Adicione um Slug (opcional); este é o nome na versão amigável do URL.
  • Ativar arquivos, se desejar. Se ativado, você pode visualizar uma página com todos os produtos com este atributo. Por exemplo, se você tiver ativado, e “preto” é uma das opções em “cor”, você pode adicionar http://sualoja.com/pa_cor/preto/ ao seu menu para exibir somente as roupas pretas – pa significa “Atributo do produto.”
  • Selecione uma Ordem de classificação padrão. Escolha entre “Nome”, “Nome (numérico)”, “ID do termo” ou “Ordenação personalizada” onde você decide ao arrastar e soltar os termos da lista ao configurar os termos (veja abaixo). “Nome (numérico)” é importante se os valores forem números. Se você selecionar “Nome”, será classificado em ordem alfabética com 1 e 10 anteriores a 2. Se você selecionar “Nome (numérico)” será classificado com base no valor numérico.

Selecione Adicionar atributo.

O atributo é adicionado na tabela à direita, mas sem valores.

Selecione “Configurar termos” para adicionar os valores de atributo.

Em seguida, Adicionar novo “Nome do atributo”, onde o “Nome do atributo” assume automaticamente o nome que você deu ao atributo na etapa anterior.

Adicione quantos valores desejar. Se você selecionou “Ordenação personalizada” para o atributo, é possível reordenar seus valores aqui.

Adicionar atributos globais ao produto

Adicione os atributos criados para os seus produtos.

  1. Vá para: Produtos > Adicionar novo (ou edite um existente).
  2. Selecione a aba Atributos nos Dados do produto. Nesta aba, você pode escolher qualquer um dos atributos que você criou no menu suspenso.
  3. Selecione Adicionar.

Se você selecionou um atributo global que você criou anteriormente, poderá selecionar os termos que adicionou anteriormente.

Adicionar atributos personalizados

Como alternativa, adicionar um atributo que você deseja usar somente para um produto. Isto seria ideal somente se você tiver um produto com variações exclusivas.

  1. Vá para: Produto > Adicionar novo.
  2. Selecione a aba Atributos.
  3. Selecione Atributo personalizados do produto na lista suspensa e siga as etapas acima.

Perguntas ↑ Back to top

Tem uma pergunta ou precisa de alguma assistência? Os clientes pagantes podem entrar em contato com um Happiness Engineer (disponível somente em inglês) através do Suporte técnico.

WooCommerce - the most customizable eCommerce platform for building your online business.

  • 30 day money back guarantee
  • Support teams across the world
  • Safe & Secure online payment