1. Documentation
  2. Documentação em Português
  3. 6. Como Gerenciar Pedidos

Perguntas frequentes sobre o E-mail

O WooCommerce e a maioria dos plugins de envio de e-mail, enviam e-mail usando a função wp_mail() (disponível somente em inglês), que é uma função básica do WordPress.

Na maioria dos casos, se o e-mail não está sendo enviado/recebido, o problema não é diretamente com o WooCommerce, mas com a função de e-mail em seu provedor de hospedagem da web. Continue lendo para saber mais sobre as soluções para os problemas comuns.

Eu estou recebendo pedidos, mas nenhum e-mail está sendo enviado! ↑ Back to top

Existem diversos fatores que podem ser a causa. Antes de explicar o lado do problema com o e-mail atual, certifique-se de que não é um dos casos descritos abaixo.

Verifique se os pedidos estão pendentes ↑ Back to top

Se seus novos pedidos ainda tiverem com o status Aguardando, nenhum e-mail terá sido enviado. Pedidos com o status Aguardando são pedidos nos quais o cliente selecionou Fazer o pedido, mas abandonou a página de pagamento (dependendo do método de pagamento, por exemplo, PayPal) ou teve a transação de cartão de crédito recusada.

Se você tem pedidos pendentes, mas recebe o pagamento dos pedidos usando o método de pagamento como o PayPal, os pedidos não estão sendo atualizados e isso pode indicar um problema com o método de pagamento. Nesse caso, você não está tendo um problema diretamente com o e-mail. Você está tendo um problema com o seu método de pagamento e poderá ser necessário enviar um tíquete para entrar em contato com o suporte (disponível somente em inglês).

Para PayPal Standard, temos esta página de solução de problemas.

Os plugins também podem retornar erros antes das alterações de status ocorrerem. Para descobrir o que pode estar causando isso, você pode descartar os conflitos desabilitando os outros plugins/temas, que não seja o plugin do WooCommerce, ou pode usar o log de depuração do WP para visualização de erros (disponível somente em inglês). Caso existam alguns ‘erros fatais’, esse pode ser o problema.

Verifique suas configurações de e-mail ↑ Back to top

Os pedidos que estão sendo atualizados corretamente para o status Processando, devem gerar um e-mail.

Outro possível problema é , por engano, desativar o envio de e-mails. Verifique novamente se “Ativar esse e-mail de notificação” está selecionado para as notificações de pedido em WooCommerce > Configurações > E-mails e selecione o modelo de e-mail para Processando pedido. Um teste adicional pode ser realizado, definindo o Tipo do e-mail como sendo Texto simples.

Verifique se os e-mails foram enviados, mas não recebidos ↑ Back to top

Se os e-mails estiverem habilitados e os pedidos estiverem sendo atualizados para o status Processando, pode haver um problema na entrega do e-mail para um destinatário. Pode ser um bloqueador de spam que classifica os seus e-mails como spam e realiza o bloqueio dos e-mails. A instalação de um plugin de registro de e-mail pode ajudar.

Instale o plugin WP Mail Logging. (disponível somente em inglês). Este plugin irá registrar todos os e-mails enviados para que você possa visualizar o que está sendo enviado. Depois que o plugin estiver instalado:

  • Faça um pedido de teste
  • Vá para o Painel do administrador > WP Mail Log
  • Verifique se seu pedido de teste gerou um e-mail e se existe algum relatório de erro de envio

Após um envio realizado com sucesso, a tela deve ser semelhante a esta:

Se o e-mail foi enviado, mas não foi recebido, existem algumas etapas que podem ser realizadas:

  • Certifique-se de usar um endereço de e-mail vinculado ao seu próprio domínio no campo “De” endereço, em WooCommerce > Configurações > E-mails. Usar seu @gmail.com, @yahoo.com ou endereço de e-mail de domínio público semelhante, provavelmente fará com que os e-mails sejam enviados para as pastas de spam por não serem correspondentes, ou seja, o remetente declarado (servidores do Gmail ou Yahoo) e o remetente real (seu servidor) não são exatamente os mesmos.
  • Faça o cadastro em uma conta com um provedor SMTP dedicado (normalmente, um site médio pode ser mantido com planos gratuitos) que irá enviar os e-mails para você. Isso deve ser mais confiável do que a função de envio de e-mail do seu próprio servidor.

Se o e-mail não foi enviado, isso pode indicar um conflito de plugin bloqueando o envio, por exemplo, causando uma falha antes dos e-mails serem gerados. Para descobrir o que pode estar causando isso, você pode descartar os conflitos desabilitando os outros plugins/temas, que não seja o plugin do WooCommerce, ou pode usar o log de depuração do WP para visualização de erros (disponível somente em inglês). Caso existam alguns ‘erros fatais’, esse pode ser o problema.

O que é um provedor SMTP dedicado? É como minha conta do Gmail? ↑ Back to top

Um provedor SMTP dedicado é semelhante a um provedor de hospedagem da Web, no qual você precisa ter uma conta e usa os servidores dessas empresas. A diferença é que, em vez de hospedar sites, você usa os servidores para enviar e-mails. O Gmail é um provedor de e-mail onde você envia e recebe e-mails. Um provedor SMTP dedicado é semelhante a ter a metade dos serviços do Gmail, onde você apenas envia os e-mails e não recebe nenhum e-mail.

Posso usar o Gmail como meu provedor SMTP? ↑ Back to top

Sim, mas não é o ideal. O Gmail desativará a sua conta se você enviar e-mails para mais de 500 destinatários exclusivos em um período de 24 horas. Isso inclui e-mails que são enviados para você mesmo e todos os e-mails que seu site envia. Saiba mais em: Suporte do Google: Respostas do Gmail.

Provedores SMTP dedicados recomendados ↑ Back to top

Existem provedores SMTP dedicados que funcionam para a maioria dos sites. Todos têm seus próprios plugins em WordPress.org, podem ser instalados através do painel do WordPress e têm suportes de ajuda disponíveis para você começar a usar.

  • Mailjet (disponível somente em inglês) (Plugin) – Enviar 6.000 e-mails gratuitamente por mês.
  • Sendinblue (Plugin) – Enviar 300 e-mails gratuitos por dia.
  • SendWP (disponível somente em inglês) (Plugin) – custo de $ 9/mês para uma conta.
  • Amazon SES (Plugin) – Enviar 62.000 e-mails gratuitos por mês, se seu site estiver hospedado na AWS, ou o preço começa a partir de $ 0,10 para cada 1.000 e-mails.

Como funciona o e-mail? ↑ Back to top

Comparando o caminho que um e-mail percorre para chegar ao seu destino vs. conduzindo um carro em uma viagem, os e-mails não viajam diretamente do ponto A ao ponto B. O destino final é mais parecido com um ponto W, e o e-mail está pulando de um servidor para outro, na velocidade da luz, enquanto é filtrado em cada etapa.

O Google compilou esta representação do caminho que um e-mail percorre. Esta história é específica do Gmail e da entrega em um dispositivo móvel, mas ajuda a explicar como funciona o e-mail. Conheça a história em: Story of Send (História de enviar) (disponível somente em inglês).

Como funciona o e-mail com o WordPress? ↑ Back to top

O WooCommerce e a maioria dos plugins de envio de e-mail, enviam e-mail usando a função wp_mail() (disponível somente em inglês), que é uma função básica do WordPress.

Isso significa que o WordPress envia o meu e-mail? O WooCommerce está enviando o e-mail? ↑ Back to top

Nenhum deles está enviando o e-mail. O que acontece é que o WooCommerce executa a função wp_mail () que, em seguida, solicita que o WordPress envie o e-mail. Como o WordPress não é um servidor de e-mail, normalmente é solicitado que o PHP envie o e-mail. Então, o PHP verifica se existe um servidor de e-mail local, dentro do servidor da web, e solicita que esse servidor de e-mail envie o e-mail. Seu e-mail precisa de três etapas antes de chegar ao servidor da web.

Se o e-mail passa pelo meu servidor da web para ser enviado, como um provedor SMTP dedicado irá atuar? ↑ Back to top

Usando um plugin que o provedor SMTP tem disponível ou o plugin Post SMTP (disponível somente em inglês), a função wp_mail() redireciona o e-mail do PHP para o seu provedor SMTP. Após isso, o provedor SMTP recebe a solicitação e adiciona o seu e-mail em uma fila para ser enviado.

Se os e-mails estão sendo bloqueados por filtros de spam, por que o e-mail não está na minha pasta de spam? ↑ Back to top

O filtro de spam é o último filtro no qual o seu e-mail é filtrado e, no momento em que ele passa por esse filtro de spam final, é enviado para a pasta de spam de acordo com as configurações do cliente de seu e-mail ou em como você classifica os outros e-mails como spam. Se, antes desse momento, os seus e-mails forem negados por algum outro filtro de spam, os e-mail simplesmente não serão entregues.

Meus e-mails do formulário de contato funcionam, então por que os e-mails do WooCommerce são bloqueados? ↑ Back to top

Sem uma investigação mais detalhada nos logs do servidor e rastreamento exatos dos caminhos do e-mail, essa não é uma pergunta simples de responder.

  • Resumindo, é que existem muitas outras coisas que são verificadas nos filtros de spam além da verificação de spam normal. Os filtros de spam verificam o endereço IP de origem, o domínio e usuário de envio, a quantidade de e-mail que o IP/remetente enviou, quantas vezes os e-mails desse remetente foram classificados como spam e o texto dos e-mails.
  • O fator mais comum é a origem do e-mail, reduzindo a sua pontuação geral com os filtros de spam o suficiente para que, mesmo com pequenas diferenças no texto e na formatação, os e-mails do WooCommerce possam ser sinalizados como spam e não serem enviados.

Eu posso enviar os arquivos baixáveis comprados como anexos nos e-mails de pedido concluído e fatura? ↑ Back to top

Sim! Adicione este snippet ao final do arquivo functions.php do seu tema:

Nota: Não podemos fornecer suporte para personalizações de acordo com nossa Política de Suporte (disponível somente em inglês). Se você não estiver familiarizado com o código/modelos e a resolução de possíveis conflitos, selecione um WooExpert ou Desenvolvedor (disponível somente em inglês) para obter assistência.

<?php
// Add Downloadable Products to Woocommerce Completed Order & Invoice Emails as Attachments
function woocommerce_emails_attach_downloadables($attachments, $status, $order) {
if ( ! is_object( $order ) || ! isset( $status ) ) {
return $attachments;
}
if ( empty( $order ) ) {
return $attachments;
}
if ( ! $order->has_downloadable_item() ) {
return $attachments;
}
$allowed_statuses = array( 'customer_invoice', 'customer_completed_order' );
if ( isset( $status ) && in_array( $status, $allowed_statuses ) ) {
foreach ( $order->get_items() as $item_id => $item ) {
foreach ( $order->get_item_downloads( $item ) as $download ) {
$attachments[] = str_replace( content_url(), WP_CONTENT_DIR, $download['file'] );
}
}
}
return $attachments;
}
add_filter( 'woocommerce_email_attachments', 'woocommerce_emails_attach_downloadables', 10, 3);

Recursos ↑ Back to top

SenderScore (Pontuação de remetente) por ReturnPath ↑ Back to top

Verifique e monitore a reputação do endereço IP de seus sites para o envio de e-mails, caso você tenha o seu próprio servidor dedicado para enviar e-mails. Você também pode usar esse recurso para ambientes de hospedagem virtual e compartilhada, mas é melhor obter um provedor SMTP dedicado, porque esses ambientes não são recomendados para o envio de e-mails (disponível somente em inglês). Visite Senderscore.org (disponível somente em inglês) para saber mais.

WooCommerce - the most customizable eCommerce platform for building your online business.

  • 30 day money back guarantee
  • Support teams across the world
  • Safe & Secure online payment